terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Roma 07/08

A Roma, do técnico Luciano Spalletti atua no 4-2-3-1, como já vinha sendo feito na temporada passada.

Ofensivamente, neste esquema, os três(Mancini, Totti, Taddei) à frente do meio campo são fundamentais para o bom desempenho da equipe. Eles organizam a equipe, com sempre um deles chegando perto dos volantes para fazer a bola sair com maior qualidade, Mancini é o mais versátil deles, pois pode muito bem sair da esquerda e aparecer na direita, ou mesmo virar um segundo atacante, dependendo da formação da defesa adversária. Já Totti, que dispensa comentários como jogador, é a peça chave da organização, tanto para fazer o passe sair com precisão, como abrir espaço para Mancini, Taddei, e os laterais, que são importantíssimos, pois apóiam bastante, principalmente quando Cicinho está em campo.


1 – Doni / 2 – Cassetti / 5 – Mexes / 4 – Juan / 3 – Tonetto / 7 – Pizarro / 6 – De Rossi / 11 – Taddei / 10 – Totti / 8 – Mancini / 9 – Vucinic (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Em outra variação, normalmente com a entrada de Giuly no lugar de Taddei, a Roma passa para o 4-3-3, se tornando mais ofensiva, pois Mancini e Giuly são liberados para avançar pelas pontas, ao lado dos laterais, com Totti chegando para auxiliá-los. Tanto neste, como no esquema anterior, a Roma é uma equipe com uma saída eficiente e rápida de bola, com muitas triangulações pelas laterais.

Na parte defensiva, a equipe Romana tem alguns pequenos problemas, com media um pouco superior a um gol sofrido por jogo no italiano. Mesmo com Juan(um dos melhores zagueiros do mundo), isso se deve a existência da mentalidade de laterais mais soltos (diferente de outras equipes, como já vimos como o próprio Milan), com 3 meio campistas que tem liberdade para chegar na frente, muitas vezes sobrecarregando os defensores, mesmo com dois volantes que guardam mais a sua posição. Normalmente, Totti é o menos incumbido de voltar, já Mancini e Taddei recuam, formando duas linhas de quatro.

A Roma é a segunda colocada no campeonato italiano já praticamente conquistado pela Inter de Milão, porem tem equipe, e consistência para garantir uma vaga na próxima Copa dos Campeões com total tranqüilidade. Lembrando que o adversário de oitavas de finais da Liga é o Real Madrid, que acredito que vença, mais passando por dificuldades.

Tem como impressionante, melhor campanha fora de casa do Campeonato Italiano, mesmo com uns pequenos problemas defensivos, não tão graves como em outros que vemos claramente por ai, considero uma equipe muito boa, e se formos analisar com equipes de laterais/zagueiros, um meia no Maximo, podendo até sofrer menos gols, eu prefiro os laterais soltos, e jogadores, com maior liberdade no meio, pois concerteza, saem muitos mais gols e é bem mais bonito de se ver. E você? Prefere como!?




4 comentários:

PP43 disse...

to contigo, futebol muito melhor para se ver!!!

Luis disse...

Acho que o cicinho deveria se titular dessa equipe, gosto de vê a Roma joga tb, mais é importante que não so muito adepto do Doni no gol, e nem do Cassetti na esquerda, o Real deve ganha tranqüilo.

abraço

Roberto disse...

É como nós analisamos outro dia, o técnico desenvolve sua filosofia, se compararmos o Milan com a Roma, veremos uma grande diferença nos pensamentos táticos, é só notarmos suas excelentes colocações sobre as duas equipes, que podemos observamos claramente isso.

E Lucas, nem preciso te dizer minha preferência, o Ataque resolve sempre...

Grande abraçooo!!!

Roge disse...

Essencial o Mancini para a equipe, mesmo sem Totti por vários jogos na temporada, a equipe conseguiu manter um bom nível, e por isso tá bem na segunda posição, e gosto de vê a Roma joga tb!