domingo, 10 de fevereiro de 2008

Chelsea 07/08

O Chelsea, do técnico Avram Grant, segue com o os planos táticos do ex-técnico da equipe José Mourinho, o 4-3-3, podendo variar para um 4-2-2.



1 – Cech / 2 –Belleti / 5 – Alex / 6 –Terry / 3 – A.Cole / 4 – Makelele / 7 – Lampard / 8 –Essien / 11 – W.Philips / 10 – J.Cole / 9 – Drogba (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Na parte ofensiva, dentro do 4-3-3, os dois alas,ou pontas, como desejarem, são fundamentais, sendo as chaves por onde a bola vai partir para encontrar o centroavante. Sempre com um deles recuando um pouco para conduzir essa bola, ao lado de um dos volantes/ meia, assim podemos considerar Ballack, Essien, e principalmente Lampard, que tanto ataca com eficiência, como volta ao posicionamento para a marcação, tudo é claro muito bem trabalhado ainda na época de Mourinho. Essa chegada, dos dois(volantes/meias), caracterizam o bom desempenho da equipe na partida, sem esquecer ainda, a importante descida dos laterais, principalmente de A.Cole pela esquerda.
Com grandes jogadores no elenco, acredito que esse sistema não é tão positivo, em relação a aproveitar bem todos os bons jogadores da equipe, pois sacrifica mais Ballack quando este entra, e R.Whilips, normalmente o titular da ponta direita, é aquém de muitos outros jogadores, podendo até deixar Schavechenko, e Anelka no banco.

1 – Cech / 2 –Belleti / 5 – Alex / 6 –Terry / 3 – A.Cole / 4 – Makelele / 7 – Lampard / 8 –Essien / 11 – Ballack 10 - Schavechenko / 9 – Drogba (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

No 4-4-2, considero assim, ao invés de 4-3-1-2 como alguns possam preferir, porque o losango no meio é constituído com o homem da frente, Ballack, ou ate J.Cole, tendo sim liberdade para armar, porem com importante função tática de recomposição do meio campo, diferente de um meia mais solto(4-3-1-2), apenas com função de tentar cercar em uma possível marcação.
Vejo este esquema como o futuro do Chelsea no decorrer das competições, podendo fazer uso de dois, dos seus três excelentes atacantes, sempre com um(Schevechenko normalmente) com maior função de sair da área e dificultar a defesa adversária. Com o meia armando, na ajuda dos dois volantes mais ‘’abertos’’, e a subida dos laterais, a equipe se torna muito perigosa, com a movimentação aprendida com Mourinho, e exercida por grandes jogadores.

Defensivamente, a equipe se qualifica muito bem, só de ter dois zagueiros como J.Terry e Alex, e um goleiro como P.Cech, já se tem uma tranqüilidade muito grande. O 4-3-3 se torna 4-5-1, com os dois ‘’pontas’’ se preocupando bastante com a marcação, normalmente acompanhando os laterais da equipe adversária, os três do meio campo fecham, podendo ficar até uma linha de 5, porem normalmente se torna uma linha de 4, pois ou algum dos atacantes ou até dos volantes sobra à frente dessa linha para cercar a saída da bola, principalmente quando esta sai com um dos volantes. No 4-4-2, muda-se a situação, com Ballack fazendo essa sobra, porem tendo de ter mais eficiência, sem abandonar de jeito nenhum a marcação, pois ao invés dos 5 do esquema anterior, só 4 realmente marcam, e um dos atacantes apenas volta para cercar.


O Chelsea iniciou a temporada, como mais um dos grandes fortes candidatos ao titulo Inglês e da Liga dos Campeões, porem por entreveros entre J.Mourinho e o dono da equipe Abramovich, Mourinho acabou saindo, para em minha opinião deixar a equipe de ser candidata e virar mais um bom participante nestas competições.
O técnico A.Grant, não faz um trabalho ruim, mais como vimos acima, a equipe ainda é base dos últimos anos, tanto nos jogadores, como no plano tático.Estes jogadores, é que fazem a diferença, e por eles o Chelsea classificara tranqüilo para a próxima Liga dos Campeões, e se manterá bem no Inglês, talvez até dando um pouquinho de trabalho para Manchester e Arsenal , mais devendo ficar só nisso. E na Liga dos Campeões , tiveram sorte no sorteio, e são favoritos para passar conta o Olympiacos, mais não os coloco mais como candidatos ao titulo. E vocês, acreditam no Chelsea ganhando o Inglês ou a liga dos Campeões!?!?

3 comentários:

Anônimo disse...

Vi o Chelsea jogando hj, realmente to com vc, n vai mt longe!!!

Anônimo disse...

o elenco é realmente bom, espero o chelsea nas Semi da Champions

Anônimo disse...

Grandes jogadores realmente, mais so Anti Chelsea, e vou torcer contra!

abraço