quarta-feira, 12 de março de 2008

Fenerbahçe 07/08

O Fenerbahçe atua dentro de um 4-2-3-1, com algumas diferenças em relação às outras equipes deste mesmo esquema já apresentados aqui.

1 – Demirel / 2 –Gokhan / 4 – Edu Dracena / 6 –Lugano / 3 – R.Carlos / 5 – Selçuk / 8 – M.Aurélio / 7 –Deivid / 11 – Boral / 10 – Alex/ 9 – Kezman (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

A equipe se comporta muito bem ofensivamente, com bons jogadores em volta de um grande craque chamado Alex. Atuando taticamente na sua melhor posição, podendo se movimentar constantemente para ambos os lados, se juntando muitas vezes ao Kezman como um segundo atacante, e podendo buscar a bola na intermediaria, ou seja, liberdade total, para quem ama a liberdade, só pode trazer excelentes resultados.
Em seu auxilio, temos Deivid fazendo até uma posição diferente da de costume em sua carreira, que é o homem da direita dos 3 do meio, e pela esquerda, Boral, muito consistente, formando um ataque muito positivo com a bola sempre passando pelas alas. Importante deste esquema, é que Deivid, não só faz este homem da direita, como também muitas vezes troca com Alex, se tornando o segundo atacante, criando dificuldades para os adversários; e acrescentando-se ao fato dos laterais dosarem as subidas ao ataque, os três são as chaves do sucesso ofensivo da equipe.

Defensivamente, se formos analisar individualmente, zagueiros excelentes como Edu Dracena e Lugano, o experiente R. Carlos, e dois volantes de grande qualidades, principalmente Mehmet Aurélio, sacramentaríamos como uma grande equipe defensiva, porem, credito apenas como uma boa defesa, exatamente pelo que podemos analisar no gráfico acima.
Normalmente, neste esquema, até já explicado com Real Madrid e Roma, os 3 do meio, principalmente os alas, voltam fechando, tornando a equipe postada no 4-4-2 com uma linha de quatro, caso o meia do centro não volte, ou com a volta dele, até um 4-5-1. O que acontece, Boral, recompõe muito bem o lado esquerdo a qual ocupa, entretanto, Deivid, adaptado como falado acima em uma posição diferente da qual está adequado, não consegue fazer o mesmo, dando uma abertura defensiva grande para os avanços do adversário pelo lado direito, sacrificando assim o sistema.

A equipe do Fenerbahçe é a atual terceira colocada no campeonato Turco, um ponto apenas atrás do Besiktas, e uma das grandes e gratas surpresas da Copa dos Campeões, chegando as quartas de finais ao eliminar o Sevilla nos pênaltis; não só se contentando em ter se tornado a primeira equipe Turca a conseguir passar da fase de grupos, tenta vôos bem mais longos.
Credito isso tudo, ao modo de jogar da equipe, tudo muito bem montado por Zico, que merece créditos, já mirando um lugar maior ao Sol, nos maiores clubes europeus na próxima temporada.
E como Alex disse após a classificação, “Agora, é só se divertir”, a minha torcida fica agora com o Fenerbahce, e aguardemos o sorteio na sexta-feira, quem sabe um Schalke não aparece para ´facilitar´´ uma histórica passagem para a Semi-final da equipe Turca. E você acredita em vôos mais longos na Copa dos Campeos!?!? E Zico, será que com esses resultados, conseguirá ir para um clube da elite européia!?!?

5 comentários:

Anônimo disse...

Vai se muito bom vê o Galinho em um grande clube, acredito bastante nisso!!!

Anônimo disse...

Saudade do Alex, Joga D+

Anônimo disse...

Excelente analise, vo usa isso pra faze um trabalho se me permite!! vo te manda um email!
abraçoo

Anônimo disse...

Alex é gênio !

Anônimo disse...

GOL LINDO DO DAVID!!!!