quarta-feira, 9 de abril de 2008

Liverpool 07/08

O Liverpool, do técnico Rafa Benitez, têm como principal forma de atuar o 4-4-2, com as famosas duas linhas de quatro.

1 – Reina / 2 –Finnam / 4 – Hyypia / 6 –Agger / 3 – F.Aurélio / 5 – Mascherano / 7 – X.Alonso / 8 –Gerrard / 10 – Babel/ 11 – Kuyt/ 9 – F.Torres (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Em sua parte Ofensiva, os ´´alas´´ da linha de 4 do meio campo são de fundamental importância para conduzir as jogadas, especialmente Gerrard, um dos 5 melhores jogadores do mundo na minha opinião, normalmente do lado direito deste meio campo, porem, por tamanha versatilidade, aparece em todos os lugares possíveis,o que o torna um extraordinário jogador.
Durante a temporada, na ala esquerda, como outra peça fundamental da engrenagem ofensiva, Babel foi o mais utilizado, sempre ao lado dos laterais esquerdos, Fabio Aurélio ou Riise (revezamento natural), com jogadas de linha de fundo, buscando aproveitar principalmente quando P.Crouch está em campo, Já Finnan, e Carragher(improvisado) fazem a lateral direita, muito mais contidos do que os laterais esquerdos.
Se colocarmos o Liverpool como uma maquina em funcionamento, com as engrenagens nas alas, os dois volantes, normalmente X.Alonso e Mascherano, são os maquinários, que trazem estabilidade ao meio campo da equipe, cobrindo qualquer erro cometido por alguma engrenagem.


Uma variação bastante apresentada é a passagem para o 4-4-1-1, normalmente com o Kuyt sendo o homem de chegada, se tornando segundo atacante ao lado do Torres, mais sem maiores mudança na padronização ofensiva, com os alas tendo liberdade para subir tanto pelo lado, como pelo centro do campo (Gerrard principalmente), com um atacante mais fixo na área e outro se movimentando. Outra possível formação é um 4-5-1, com um meia a frente dos 4 de meio campo fazendo a ligação.
E para minha surpresa, no jogo perante o Arsenal pelas Quartas de Finais da Liga dos Campeos, Kuyt foi o homem da ala esquerda, enquanto Torres e Crounch fizeram o ataque, funcionou, a classificação veio, mais acredito que para as Semifinais, volte a atuar como descrito acima.


Em sua parte defensiva, acredito que podemos considerar como a grande virtude das equipes montadas por Rafa Benitez, desde o Valencia campeão Espanhol e da Liga dos Campeões, como o próprio Liverpool também vencedor. A equipe possuiu uma rapidez muito grande ao perder a bola e voltar ao posicionamento defensivo, se moldando conforme a equipe adversária joga, as linhas de 4 neutralizam os jogadores de criação, principalmente por possuírem extraordinários marcadores, como Mascherano,X.Alonso e Gerrard, alem de uma zaga respeitável, com Hyppia,Skyrtel( jogou contra o Arsenal), Carragher e Agger.


A Equipe do Liverpool, iniciou a temporada como uma forte candidata a vencer o Campeonato Inglês, tudo com a grande contratação de F.Torres, que vem fazendo uma belíssima temporada, porem, muitos percalços ocorreram, e no atual momento é o quarto colocado 14pts atrás do Líder Manchester, já sem nenhuma chance de conseguir o titulo. Entretanto, já é Semi-Finalista da Liga dos Campeões, e em minha opinião favoritíssima a bater o Chelsea e chegar a final mais uma vez. Você concorda!? Chega na final!? Perde? Consegue o Título!?

4 comentários:

Luis disse...

Liverpool e chelsea vai se um bonito jogo, e axo q no fim vai da Liverpool tb!

Tá mandando bem ai Lucas!
abraços

Rodolfo disse...

Importante esse blog, muita gente gosta de sabe das táticas dos times, tem pouca informação na net!
Parabens, sempre vo ta aki olhando!!

Zé-07 disse...

Incrível nesta equipe, é como ela cresce na hora importante, vide a Champions, acredito muito que eles vão leva a taça...
Aposto na final contra o Manchester!!!

LSV disse...

Erro: constatado por Leandro Mendonça

Agger machucado, pouco atuou na temporada.
Carreghar é o que mais jogou ao lado de Hyypia na defesa