terça-feira, 15 de abril de 2008

Manchester United 07/08

O Manchester United de Alex Fergunson tem como virtude uma grande variação no seu modelo de jogo, tendo como suas duas principais o 4-4-2 e o 4-3-3.

1 – Van der Sar / 2 –Brown / 5 – Ferdinand / 6 –Vidic / 3 – Evra / 4 – Carrick / 8 – Scholes/ 11 –Giggs / 7 – C.Ronaldo / 10 – Rooney / 9 – Teves (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)


O 4-4-2 é o modo mais usado pelo excelente treinador na Liga Inglesa, deixando para a Liga dos Campeões, o 4-3-3, porem, não necessariamente desta forma, vai do seu entender do adversário a ser enfrentado.
Dentro do 4-4-2, o Manchester é relativamente parecido com o Liverpool, dois volantes mais fixos, com dois alas abertos dentro de uma linha de 4, e fica nisso, pois os jogadores e a mentalidade dos técnicos acabam dando uma bela diferença entre ambas as equipes, o Liverpool é mais pragmático, já o Manchester é mais coeso e sem medo de ser ofensivo. O jogador a qual trás essa maior diferença, é C.Ronaldo, no atual momento para muitos (também assino embaixo), o melhor do mundo; Tendo total liberdade para cair por qualquer parte do campo, pode fazer o meio campo sair da linha de 4, se tornado um losango com ele no meio armando, como pode ir para a esquerda, com Rooney indo pra direita, virando assim um 4-5-1. Essa enorme variação é o grande trunfo da equipe na temporada, pois na segurança de bons defensores, volantes com bom passe, Giggs com enorme qualidade, Rooney e Teves, exímios na frente, formam essa grande equipe, nem precisando falar a enorme dor de cabeça causada nos oponentes.


1 – Van der Sar / 2 –Brown / 5 – Ferdinand / 6 –Vidic / 3 – Evra / 4 – Carrick / 8 – Andersson/ 9 –Scholes 11 –Giggs / 7 – C.Ronaldo / 10 – Rooney / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

A parte ofensiva do 4-3-3 é ainda maior, com as mesmas versatilidades do 4-4-2, só que com C.Ronaldo podendo se preocupar quase que exclusivamente em atacar, principalmente quando Giggs se torna o homem do ataque pela esquerda, aliás, o falso homem, pois a sua função continua praticamente as mesmas quando atua no meio campo. Já quando Nani entra, ou Rooney cai para um dos lados, Fergunson designa a maior ofensividade dependendo da fragilidade do adversário.
Neste esquema, Evra continua sendo o lateral do apoio, auxiliando até com maior consistência o ataque do que no esquema anterior, já os pontas são primordiais para buscar o jogo, somando-se aos volantes, muitas vezes Anderson e Scholes, fazendo a armação das jogadas tanto pelos flancos, como no meio, abrindo o leque de opções, confundindo principalmente os volantes adversários.

Defensivamente, individualmente Carrick, Ferdinand e Vidic se destacam, em ambos os esquemas a marcação é feita com as duas linhas de 4 postadas, e um dos atacantes auxiliando o combate, muitas vezes até vindo com um volante. Por incrível que pareça, C.Ronaldo se torna importante também na parte defensiva, no 4-3-3 ele é o do combate ao lateral ou volante, e principalmente no 4-4-2 sendo um dos homens que fecham a linha de 4.
Dentro do balanço defensivo, na reposição quando um dos alas perde a posse, e não existe a recomposição da linha de 4, os 3(2volantes e um ala) retornam rapidamente atrás da linha da bola, sem maiores problemas, pois com o Zagueiro/Lateral, normalmente pela direita, acaba que pelo menos um jogador podendo fazer a sobra. Logo, podemos ver o grande trabalho feito por parte da defensiva, com normalmente dois jogadores podendo sobrar, facilitando muito a recuperação, e a saída de bola com consistência e rapidez.


O Manchester United está a um passo de revalidar o titulo Inglês, com amplos méritos, devido sua consistência como equipe durante toda temporada, fez o papel esperado como um dos favoritos no inicio do certame, e agora já praticamente pode comemorar. E como não se bastasse o titulo Nacional, já é semifinalista na Liga dos Campeões, e acredito, como disse que o Liverpool deve passar pelo Chelsea, o Manchester deve superar o Barcelona, fazendo uma final Inglesa extraordinária.
O que falar do Treinador de mais de vinte anos no cargo, inúmeros títulos neste período, criou e molda de forma precisa às gerações no clube, sem duvida nenhuma, um dos grande treinadores no mundo, e merecedor da bela equipe a qual constituiu, e fez como a mais alegre de se ver dentre as equipes Inglesas.
Você concorda na final Inglesa na Liga dos Campeões!? E no futebol alegre do Manchester?




6 comentários:

Anônimo disse...

Meu massa esse Blog em!!!
Mando bem na ideia, mo galera é curiosa pra sabe dessas coisas!
Teh + ae cara

Anônimo disse...

O que eu acho como fundamental dessa temporada do Manchester, é termos conseguido um jogador de otima qualidade, que tenha se adaptando tambem na marcação que é o Andersson.

E gosto muito dos jogos do Manchester, concordo com você!!
abraço

Anônimo disse...

Liverpool x manchester na final, e axo q da Liverpoll!!!

Anônimo disse...

Andersson deveria começa jogando + vezes, Scholls ta velho D+
Fera o Blog emm!!
flwwww

Anônimo disse...

GOO MANCHESTERRRRRRR!!!

MC SA disse...

eu tava a jogar o manager online e n sabia como organozar o mantchaster,,mas grassas e esse sauite sube,,e ta a dar resultados...tanks