domingo, 10 de fevereiro de 2008

Chelsea 07/08

O Chelsea, do técnico Avram Grant, segue com o os planos táticos do ex-técnico da equipe José Mourinho, o 4-3-3, podendo variar para um 4-2-2.



1 – Cech / 2 –Belleti / 5 – Alex / 6 –Terry / 3 – A.Cole / 4 – Makelele / 7 – Lampard / 8 –Essien / 11 – W.Philips / 10 – J.Cole / 9 – Drogba (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Na parte ofensiva, dentro do 4-3-3, os dois alas,ou pontas, como desejarem, são fundamentais, sendo as chaves por onde a bola vai partir para encontrar o centroavante. Sempre com um deles recuando um pouco para conduzir essa bola, ao lado de um dos volantes/ meia, assim podemos considerar Ballack, Essien, e principalmente Lampard, que tanto ataca com eficiência, como volta ao posicionamento para a marcação, tudo é claro muito bem trabalhado ainda na época de Mourinho. Essa chegada, dos dois(volantes/meias), caracterizam o bom desempenho da equipe na partida, sem esquecer ainda, a importante descida dos laterais, principalmente de A.Cole pela esquerda.
Com grandes jogadores no elenco, acredito que esse sistema não é tão positivo, em relação a aproveitar bem todos os bons jogadores da equipe, pois sacrifica mais Ballack quando este entra, e R.Whilips, normalmente o titular da ponta direita, é aquém de muitos outros jogadores, podendo até deixar Schavechenko, e Anelka no banco.

1 – Cech / 2 –Belleti / 5 – Alex / 6 –Terry / 3 – A.Cole / 4 – Makelele / 7 – Lampard / 8 –Essien / 11 – Ballack 10 - Schavechenko / 9 – Drogba (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

No 4-4-2, considero assim, ao invés de 4-3-1-2 como alguns possam preferir, porque o losango no meio é constituído com o homem da frente, Ballack, ou ate J.Cole, tendo sim liberdade para armar, porem com importante função tática de recomposição do meio campo, diferente de um meia mais solto(4-3-1-2), apenas com função de tentar cercar em uma possível marcação.
Vejo este esquema como o futuro do Chelsea no decorrer das competições, podendo fazer uso de dois, dos seus três excelentes atacantes, sempre com um(Schevechenko normalmente) com maior função de sair da área e dificultar a defesa adversária. Com o meia armando, na ajuda dos dois volantes mais ‘’abertos’’, e a subida dos laterais, a equipe se torna muito perigosa, com a movimentação aprendida com Mourinho, e exercida por grandes jogadores.

Defensivamente, a equipe se qualifica muito bem, só de ter dois zagueiros como J.Terry e Alex, e um goleiro como P.Cech, já se tem uma tranqüilidade muito grande. O 4-3-3 se torna 4-5-1, com os dois ‘’pontas’’ se preocupando bastante com a marcação, normalmente acompanhando os laterais da equipe adversária, os três do meio campo fecham, podendo ficar até uma linha de 5, porem normalmente se torna uma linha de 4, pois ou algum dos atacantes ou até dos volantes sobra à frente dessa linha para cercar a saída da bola, principalmente quando esta sai com um dos volantes. No 4-4-2, muda-se a situação, com Ballack fazendo essa sobra, porem tendo de ter mais eficiência, sem abandonar de jeito nenhum a marcação, pois ao invés dos 5 do esquema anterior, só 4 realmente marcam, e um dos atacantes apenas volta para cercar.


O Chelsea iniciou a temporada, como mais um dos grandes fortes candidatos ao titulo Inglês e da Liga dos Campeões, porem por entreveros entre J.Mourinho e o dono da equipe Abramovich, Mourinho acabou saindo, para em minha opinião deixar a equipe de ser candidata e virar mais um bom participante nestas competições.
O técnico A.Grant, não faz um trabalho ruim, mais como vimos acima, a equipe ainda é base dos últimos anos, tanto nos jogadores, como no plano tático.Estes jogadores, é que fazem a diferença, e por eles o Chelsea classificara tranqüilo para a próxima Liga dos Campeões, e se manterá bem no Inglês, talvez até dando um pouquinho de trabalho para Manchester e Arsenal , mais devendo ficar só nisso. E na Liga dos Campeões , tiveram sorte no sorteio, e são favoritos para passar conta o Olympiacos, mais não os coloco mais como candidatos ao titulo. E vocês, acreditam no Chelsea ganhando o Inglês ou a liga dos Campeões!?!?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Real Madrid 07/08

Podemos dizer que o Real Madrid se assemelha à equipe da Roma, com o 4-2-3-1, porem pode-se dizer um
4-4-2 sem nenhum problema, tudo devido à movimentação constante de Raul, se tornando o segundo atacante e também compondo o meio de campo.
1 – Casillas / 2 – S.Ramos / 3 – Cannavaro / 4 – Pepe / 6 – Heinze / 8 – Diarra / 5 – J.Baptista / 11 – Sneijder / 10 – Robinho /
7 – Raul / 9 – Nilsteroy (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Ofensivamente, como na equipe Romana, os 3 à frente do meio campo são fundamentais, só que as características mudam por completo a maneira entre as duas equipes. Robinho é o homem da equipe, fazendo sua melhor temporada, com grandes chances de estar entre os três melhores do mundo ao fim do ano, ele se torna o homem da referencia, podendo aparecer pelo meio ou até na direita se for preciso, até parecido como Mancini na Roma, porem com diferenças enormes de talento. Já Raul, difere-se de Totti, ele é muito mais um segundo atacante do que um organizador como faz o Italiano. Já Sneijder na direita trás um bom passe pra equipe, sabendo sempre se colocar taticamente dentro da situação da partida.
E como diferença primordial entre R.Madrid e Roma, alem da qualidade técnica dos jogadores, a qual os espanhóis se sobressaem bastante, são os volantes, Diarra e J.Baptista( ou Guti), pois possuem liberdade para sair para o jogo, principalmente J.Baptista, como se fossem armadores, trazendo ao olhar clinico um 4-1-3-2, dando uma maior gama de opções ofensivas para o ataque, não esquecendo que tanto Baptista ou Guti atuam pela lado esquerdo, aumentando ainda mais o jogo com Robinho, se tornando assim, o lado verdadeiramente forte da equipe.
Interessante notar também, que este lado esquerdo pode ter Marcelo como lateral, que é uma excelente opção ofensiva, porem Schuster, até com certa razão imagina Heinze nessa posição, fortalecendo a parte defensiva.

Existe outra possibilidade, usada apenas em situações mais drásticas, que pode ser observada no domingo na derrota para o Murcia, em que Schuster, ao e star sendo derrotado, deixou um eskema no 3-4-2-1, como visto acima, porem acredito que serão raríssimas exceções para se usar essa formação.

Já defensivamente, Robinho auxilia pelo lado esquerdo, Sneijder pelo direito e Raul inicia o combate no lateral, ou volante, e dependendo da formação adversária Diarra pode se concentrar em algum jogador, e sem esquecer que Pepe, ao lado de Cannavaro estão tendo atuações muito boas, alem da ajuda dos laterais zagueiros, Sergio Ramos, Heinze e até M.Torres que vem jogando mais com as contusões de Heinze.

O Real Madrid, é líder do campeonato espanhol, com seis pontos a frente do Barcelona, em casa tem campanha perfeita, com 10 jogos e 10 vitórias, na Liga dos campeões, como já disse anteriormente enfrenta a Roma, e acredito que é o favorito não só para vencer a Roma, mais coloco como um dos três favoritos, ao lado de Machester e Internazionale(que veremos em breve no blog).No inicio da temporada, não se imaginava que Schuster pudesse finalmente fazer os torcedores do Real Madrid sorrirem, claro que eles são os atuais campeões espanhóis com Capello, porem fora uma temporada cheia de criticas em relação ao como jogava a equipe.Agora, a coisa é diferente, e a equipe é muito consistente, claro que não podemos colocar como espetacular, de show e mais show, mais concerteza podemos considerar uma equipe muito boa, com a parte da arte, ficando com Robinho. Outro ponto interessante, é ao analisarmos as estatísticas, percebemos que a maior parte dos gols feitos pela equipe é feita nos 25min finais de jogo, o que mostra a grande preparação, e um belo banco de suplentes, com Robben, Higuain, Gago, Marcelo etc...E você, considera o Real Madrid uma grande força pra brigar pelo titulo liga dos Campeões!? E no Espanhol, vence com facilidade?!?!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Roma 07/08

A Roma, do técnico Luciano Spalletti atua no 4-2-3-1, como já vinha sendo feito na temporada passada.

Ofensivamente, neste esquema, os três(Mancini, Totti, Taddei) à frente do meio campo são fundamentais para o bom desempenho da equipe. Eles organizam a equipe, com sempre um deles chegando perto dos volantes para fazer a bola sair com maior qualidade, Mancini é o mais versátil deles, pois pode muito bem sair da esquerda e aparecer na direita, ou mesmo virar um segundo atacante, dependendo da formação da defesa adversária. Já Totti, que dispensa comentários como jogador, é a peça chave da organização, tanto para fazer o passe sair com precisão, como abrir espaço para Mancini, Taddei, e os laterais, que são importantíssimos, pois apóiam bastante, principalmente quando Cicinho está em campo.


1 – Doni / 2 – Cassetti / 5 – Mexes / 4 – Juan / 3 – Tonetto / 7 – Pizarro / 6 – De Rossi / 11 – Taddei / 10 – Totti / 8 – Mancini / 9 – Vucinic (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Em outra variação, normalmente com a entrada de Giuly no lugar de Taddei, a Roma passa para o 4-3-3, se tornando mais ofensiva, pois Mancini e Giuly são liberados para avançar pelas pontas, ao lado dos laterais, com Totti chegando para auxiliá-los. Tanto neste, como no esquema anterior, a Roma é uma equipe com uma saída eficiente e rápida de bola, com muitas triangulações pelas laterais.

Na parte defensiva, a equipe Romana tem alguns pequenos problemas, com media um pouco superior a um gol sofrido por jogo no italiano. Mesmo com Juan(um dos melhores zagueiros do mundo), isso se deve a existência da mentalidade de laterais mais soltos (diferente de outras equipes, como já vimos como o próprio Milan), com 3 meio campistas que tem liberdade para chegar na frente, muitas vezes sobrecarregando os defensores, mesmo com dois volantes que guardam mais a sua posição. Normalmente, Totti é o menos incumbido de voltar, já Mancini e Taddei recuam, formando duas linhas de quatro.

A Roma é a segunda colocada no campeonato italiano já praticamente conquistado pela Inter de Milão, porem tem equipe, e consistência para garantir uma vaga na próxima Copa dos Campeões com total tranqüilidade. Lembrando que o adversário de oitavas de finais da Liga é o Real Madrid, que acredito que vença, mais passando por dificuldades.

Tem como impressionante, melhor campanha fora de casa do Campeonato Italiano, mesmo com uns pequenos problemas defensivos, não tão graves como em outros que vemos claramente por ai, considero uma equipe muito boa, e se formos analisar com equipes de laterais/zagueiros, um meia no Maximo, podendo até sofrer menos gols, eu prefiro os laterais soltos, e jogadores, com maior liberdade no meio, pois concerteza, saem muitos mais gols e é bem mais bonito de se ver. E você? Prefere como!?