quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

ARSENAL 07/08

A equipe do Arsenal, do técnico Francês A.Wenger, joga no estilo inglês dos últimos anos, 4-4-2 com as famosas linhas de quatro.

Defensivamente, essas duas linhas de quatro, fortalecidas com a volta do segundo atacante fechando a saída de algum zagueiro, ou até um volante dependendo do adversário, se molda perfeitamente ao estilo de jogo de seu oponente. Tendo na minha opinião, Toure como um dos três melhores zagueiros do mundo, Fabregas exime marcador, Gallas versátil e experiente, somado um excelente treinamento tático por parte de Wenger, solidificam essa defesa como uma das melhores do futebol mundial.



1 – Almunia / 2 – Eboue / 3 – Toure / 4 – Gallas / 6 – Clichy / 7 – Hleb / 8 – Flamini / 5 – Fabregas / 10 – Rosick / 11 – Van Persie / 9 – Adebayor (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)


Ofensivamente, a versatilidade é a chave do sucesso da equipe, as linhas de quatro podem se transformar a qualquer momento conforme as necessidades da partida. Uma das mais importantes, é a passagem do 4-4-2 para o 4-1-3-2. Normalmente acontece quando a equipe está atrás no placar, porem ao defender, retornam as linhas. Rosick e Hleb se adiantam simultaneamente pelas alas, diferente da normalidade (revezam-se no depender do lado da jogada), e ganham maior apoio dos laterais, Flamini se posiciona como único volante, e Fabregas ganha liberdade se posicionando como o armador das jogadas, se tornando quase que uma blitz, criando necessariamente um recuo dos jogadores adversários para tentar conter a ofensiva.



Outra forma de mudança é a ida para o 4-2-3-1 , mais vista em outras equipes, podendo ter Fabregas e Flamini recuando, e o segundo atacante, normalmente V.Persie(quando não está machucado), balanceando entre fechar o meio e virar segundo atacante, ou também podendo ter apenas um atacante de oficio, normalmente Adebayor, com Fabregas sendo esse homem de meio(ele não se torna segundo atacante), ou com a entrada de Wallcott em uma das alas, com Rosick fazendo esse jogador.


O Arsenal no inicio da temporada, ao perder Henry para o Barcelona, e por ter uma equipe bastante jovem, foi desacreditada, e colocada apenas como a quarta força do futebol Inglês, Ao passar um pouco mais da metade da temporada, se viu o oposto, Arsenal é líder do campeonato ao lado do Manchester.
Graças ao seu técnico Wenger, que conseguiu agrupar jovens e bons jogadores com alguns de experiência, tornado essa equipe forte. Fabregas é o melhor exemplo, sendo uns dos melhores jogadores do mundo, e ao lado de um elenco com boas reposições (acredito na necessidade de um goleiro, e um segundo atacante para repor V.Persie), dando esperança de um titulo Inglês aos seus torcedores.
Entretanto acredito que o Manchester repetirá o titulo do Inglês, mais na certeza do Arsenal se manter sempre na espreita esperando uma bobeada.
Na Copa dos campeões o adversário é o Milan, e pelo que já foi dito neste mesmo blog, comparando as duas equipes, acredito em um belo confronto, com vitória do Arsenal... E vocês!?!? Apostam em quem no Inglês!? E entre Milan x Arsenal !?



quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

MILAN - 07/08

Se formos pelo básico, poderíamos dizer que o Milan faz uma variação de um 4-4-2( Kaka segundo atacante) para um 4-5-1.Agora, se formos analisar mais detalhadamente, percebemos uma variação maior da equipe no jogo, e na sua maioria de vezes diferenciada por Seedorf.

1 – Dida / 2 – Oddo / 3 – Maldini / 4 – Nesta / 6 – Kaladze / 7 – Gattuso / 8 – Ambrosini /
5 – Pirlo / 11 – Seedorf / 10 – Kaka / 9 – Inzagh (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Ofensivamente, ele pode se tornar um segundo meia ao lado de Kaka, formando um 4-3-2-1, ou 4-3-1-2 com Kaka se tornando atacante. Somado a isso, Pirlo ganha liberdade pra conduzir essa bola no meio, ou buscar os lançamentos para as arrancadas de Kaka, formando a tríplice essencial para que o Milan possa conquistar as vitórias.
Importante também, o posicionamento dos laterias/zagueiros, que pouco avançam para o campo ofensivo trazendo mais responsabilidade ainda para o jogo no meio campo do Milan, em que os também volantes, Ambrosini e Gattuso, apenas um deles por vez, sai para o ataque, mais sem muita qualidade. Ou seja, Pirlo ,Seedorf e Kaka, fazem mágica.

Defensivamente, dependendo da formação do adversário, Seedorf pode cair para o lado esquerdo e formar duas linhas de 4 com Kaka fechando o meio, ou ambos fecham o meio, com Seedorf tendo atenção maior ao volante de melhor saída de bola, e sem esquecer de Gattuso, Ambrosini e Pirlo que fazem uma boa proteção á frente da defesa. Só não podemos colocar o Milan como um grande time defensivo, pois sua defesa já está envelhecida, e precisa de no mínimo 2 reforços, de preferência jovens.

O Milan conquistou seu quarto título Mundial de clubes(69/ 89/ 90/ 07) com total méritos, entretanto, acredito que este título encerre um ciclo de vários jogadores deste elenco, como Dida, Nesta, Cafu, Maldini e outros.
A prova disso é o campeonato Italiano, a qual em metade de certame disputado, está na misera Décima segunda posição, simplesmente 25pts atrás da Líder e rival Internacionale, e 11pts da zona de classificação para a copa dos campeões. O Milan é hoje uma equipe que precisa rejuvenescer, pois ter um meio campo extraordinário com Pirlo, Seedorf e Kaká, lhes trouxe o mundial, porém no futuro, sem ajuda de outros ficará difícil brigar com outros grandes.

A boa noticia, pelo menos por enquanto, é que Alexandre Pato já está apto a jogar, e junto das 3 estrelas pode trazer uma esperança maior nos confrontos da copa dos campeões, contra o Arsenal, atual líder do campeonato Inglês , esta sim, uma rejuvenescedora equipe. Ah... sem esquecer do detalhe, do técnico C.Ancelotti ter de barrar Inzaghi para o Pato jogar(seria mais fácil, se ele pensasse em jogar com Kaká de meia e 2 atacantes), vamos esperar para ver... você acredita nestas hipótese!?!?



quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Quem não quer saber como os times jogam...




Aqui você vai poder descobrir se aquele time joga no 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3, 4-2-1-2, suas variações, suas escalações, seus confrontos.


Analise de futuros jogos no futebol Europeu, aqui no Brasil, discussões, tudo para aprendermos uns com os outros, a fim de verificar as quais anda esse Esporte a qual tanto amamos, que é o Futebol.


No próximo post iniciamos com o atual campeão Mundial, o Milan do melhor jogador do mundo, Kaká, porem mal no campeonato Italiano, e com Alexandre Pato a estrear.