sexta-feira, 25 de junho de 2010

HOLANDA 2010

 2010
A Holanda do técnico Van Marwijk acabou sendo a primeira colocada no seu grupo na Copa com 100% de aproveitamento usando o 4-2-3-1.


A seleção Holandesa fez uma campanha excelente, sem derrotas nas eliminatórias, e chegando já com um grupo entrosado para a Copa do Mundo. Possui bons valores na defesa, volantes e meias de boa qualidade, tendo Vam Bommel e Sneijder como referencias, alem é claro de Robben(para jogar no lugar de Kuyt ou Van de Vaart) que vem voltando de contusão e Van Persie para o ataque, ambos dispensam comentários.
Defensivamente a Holanda busca executar uma pressão média com os seus três meias sendo buscando fechar a zona da bola, acrescentado o fato de estarem bem treinados para efetuar a transição defesa-ataque rapidamente, como na figura abaixo(Holanda x Japão),, onde Kuyt roubou a bola e já lançou Van Persie, tendo os três meias rapidamente se deslocando para fazer as linhas de passe.


Quando a bola passa por essa primeira linha de marcação, é onde muitas vezes um desconforto defensivo aconteceu nas partidas, pois sobrecarrega volantes e defensores como na proxima figura(Holanda x Japão), onde se têm Sneijder e Van der Vaart a frente da alinha da bola tentando voltar.


Quando os meias conseguem uma volta rápida, ou principalmente a equipe se posta em pressão baixa, a equipe se fecha em duas linhas de quatro trazendo uma maior segurança(Holanda x Camarões).
                                     
Ofensivamente, o que considero interessante é que dentro deste sistema, na qual muitos vêm usando neste Mundial, Van Bommel se torna essencial para uma esquema diferente e eficiente. De Jong é o homem da contenção, e Bommel possui liberdade total para chegar junto dos meias ou cair para os lados do campo, formando muita das vezes uma linha de quatro ofensiva, dando sempre boas opções de triangulações e dificultando o trabalho defensivo adversário(figura abaixo – Holanda x Dinamarca). Isso não vêm acontecendo em outras equipes, que preferem deixar os seus dois volantes presos ao campo defensivo, dando responsabilidade exclusivamente aos 3 meias e o atacante. Seleção Brasileira é um exemplo, porem temos dois laterais que avançam bastante(principalmente Maicon) de excelentes qualidade diferente da maioria das outras seleções que alem dos volantes, os laterais também pouco avançam.


Outro diferencial é aproximação dos jogadores, sempre buscando criar as linhas de passes, fazer passagem pelas laterais, mostrando um repertório ofensivo que se não é excelente, é possuidor de boas condições, principalmente para uma competição, na qual repito, a Seleção que tiver com sua transição ofensiva funcionando com alguma competência, conseguirá alcançar patamares mais altos.


A Seleção da Holanda não dá espetáculo mais consegue ser eficiente tanto defensiva, como ofensivamente, isso já é o bastante para um campanha muito boa, agora temos de aguardar.

Um comentário:

JJR disse...

a Holanda não vai aguenta o Brasil!