domingo, 20 de junho de 2010

ITÁLIA 2010

A Itália após duas rodadas, e dois empates na Copa, vêm atuando no comando de Marcelo Lippi no 4-4-2 com duas linhas de quatro.


A atual campeã mundial possui atletas experientes no seu grupo, uma defesa de respeitados defensores, porem já pode se notar a falta de alguém criativo para seu meio campo, e um homem de frente de maior qualidade, acrescentado do problema de Buffon com um Hérnia dificilmente continuará atuando.

No posicionamento defensivo, se posta com as duas linhas de quatro à frente da área, quase muitas vezes em uma pressão baixa aguardando o adversário. Na transição ataque-defesa, ao perder a bola perto da área adversária os atacantes tentam dar um combate imediato, porem não existe uma pressão adequada a bola da equipe, sobrando espaços entre as linhas defensivas ocasionando na maioria das vezes pouco sucesso nessa situação. (Figura abaixo)

Com a posse de bola Criscito avança pouco, enquanto Zambrotta possui total liberdade, já os volantes permanecem muito presos, o que deixa a transição ofensiva bastante comprometida. Uma outra complicação, é a bola aérea adversária, tendo sofrido os dois gols em cruzamento de bola parada alçadas na área.


O sistema ofensivo está bastante aquém do que esperamos para uma seleção, que mesmo tendo ´´filosofia´´ defensiva, é a atual campeã e uma das grandes do nosso futebol. Uma msotra clara disso é que Lippi trocou três vezes o posicionamento dos seus jogadores de meio no jogo de hoje, sem obter sucesso. Como já dito anteriormente os volantes pouco dão opção no ataque, sendo que Montolivo nas poucas vezes que saiu mais para o jogo conseguiu criar algumas boas situações, já em relação aos ´´pontas´´ Lippi tenta fazer com que um se movimente mais e fique a frente dos três para armar o jogo, porem quando isso acontece a bola não vai para o jogador. A melhor opção nestes jogos acabou sendo Zambrotta, que fica muito visado, pois as jogadas acabam saindo invariavelmente pelo seu setor.

Resultado... Um problema grande entre a compactação do meio e ataque prejudicando está transição, fazendo com que a ligação direta defesa-ataque seja constante no jogo Italiano, o que é bastante complicado porque os atacantes não conseguem manter a bola na frente, resultando uma não existência de repertórios ofensivos até o momento neste Mundial.
Abaixo um exemplo de tentativa de transição, Montolivo pega a bola e ninguém aproxima para jogar. Na seqüência uma imagem de um melhor posicionamento, pouco efetuado no jogo hoje.
 

A Itália se não conseguir uma melhora no seu setor ofensivo, dificilmente conseguirá um grande resultado nesta Copa, na qual se pode observar que os sistemas defensivos praticamente todos fazem bem, o diferencial virá na ofensiva.

2 comentários:

Luis Henrique - Pato Branco PR disse...

Parabens pelo Blog! itália não vai passa de fase igual a frança! hehehhe

Rui Vargas - Curitiba - PR disse...

Dito e feito! Muito legal as observações