domingo, 8 de junho de 2008

PORTUGAL - EUROCOPA 2008

A seleção Portuguesa na Eurocopa, comandada por Luis Felipe Scolari, atua no sistema 4-2-3-1
1 – Ricardo / 4 –Bosingwa / 3 – Pepe / 6 –R.Carvalho / 2– P.Ferreira / 10 – J.Moutinho / 8 – Petit/ 11 –Simão / 10– Deco / 7 – C.Ronaldo / 9 – Nuno Gomes / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

A própria maneira de imaginar os jogadores neste sistema, já nos auxilia na idéia de uma equipe muito boa ofensivamente, o que neste caso, é bastante verdadeiro, Felipão conseguiu uma incrível coesão entre os jogadores dentro do campo.

Ao atacar, solta apenas um dos laterais, no caso da estréia, na vitória contra a Turquia(2x0), Paulo Ferreira raramente passou da linha do meio campo, dando maior liberdade para Bosingwa avançar, porem por ser apenas a primeira partida, não podemos afirmar que será sempre assim, até porque na certeza do ataque turco ser muito melhor pelo flanco direito com Kazim Kazim, Felipão automaticamente alertou P.Ferreira para se resguardar.
Entre os dois volantes(4-2-3-1), Petit se posta protegendo a defesa, e João Moutinho sai um pouco mais para o jogo, isso é claro na dependência que possa gerar a defensiva adversária, como ontem, a chegada dele confundindo os volantes Turcos foi essencial em muita das jogadas.

Chegando ao trio(4-2-3-1) da frente, os quais, grandes jogadores liberados pelo treinador para se movimentarem constantemente, sendo as fontes das jogadas Lusitanas. Deco, na minha opinião o mais importante deles, pois tem de buscar a bola entre os volantes quando a marcação adianta, cai nas alas para auxiliar os pontas aumentando e muito as chances da ofensiva ter sucesso, sem falar dos contra-ataques, na hora necessária, sempre iniciado nos seus pés.

Cristiano Ronaldo, dispensa qualquer comentários, como já dito neste mesmo blog, o melhor do mundo atualmente, importantíssimo para preocupar inúmero defensores, principalmente quando ele joga de maneira inteligente, variando entre as pontas, e o meio, trazendo uma enorme confusão para o lateral que muitas vezes não sabe se tem de acompanhá-lo, ou se os volantes tem de sair para marca-lo, acabando por esquecer de Deco, Simão e até Moutinho. Simão, o outro dos pontas, bom jogador, porem comete algun erros, mais a frente comentados na parte defensiva, tem como sua maior virtude nesta equipe o homem para se juntar a Nuno Gomes no ataque nas bolas paradas adversárias, com a equipe saindo rapidamente com a bola recuperada, sempre com Deco ligando rapidamente ele. Outro fator indispensável, são as trocas feitas do lado a qual os pontas atuam, invariavelmente sempre observando o adversário primeiro, eles invertem e principalmente com C.Ronaldo, se cria uma dificuldade muito grande para o adversário.

Na parte defensiva, o ideal seria uma linha de 4 existir na linha defensiva, com os 2 pontas voltando, ou com Deco fazendo a de um deles, porem o que sobrecarregaria muito ele.
Acontece, que com dois bons zagueiros, Carvalho e Pepe, Laterias medianos, porem nada muito pior do que a maioria das seleções no mundo de hoje, e dois volantes de excelente marcação, principalmente Petit, a equipe consegue um bom balanço defensivo, compensando muitas vezes, a não volta dos pontas.
Pelo que se pode perceber, ainda temos uma dedicação tática muito boa, com um destes, Simão, e principalmente C.Ronaldo auxiliando a defesa,colaborando para os torcedores lusitanos ficarem mais tranquilos, principalmente quando os adversários não possuem laterais de muita qualidade, e nenhum volante fora de série. Porem, algumas vezes, ambos não conseguem fazer o recuo ideal, deixando assim um buraco(vide figura acima) no campo, na qual pode ser muito bem aproveitada se o adversário for inteligente.

Com um grande treinador, bons jogadores, aliados do melhor do mundo, Portugal têm tudo para brigar pelo Titulo da Euro, e você? Acredita na equipe do Felipão!?

5 comentários:

Anônimo disse...

Po Lucão!!
Mando bem... Ngocio é Felipão na cabeça!!!

Anônimo disse...

Pepe foi muito bem ontem, não só pq foi o autor do gol, mais não teve erros lá atrás, to confiante em Portugal!!!

Unknown disse...

não acredito..

Anônimo disse...

Porugal vai ganha isso ai!!!

Anônimo disse...

muito bom esse blog, espero que volte a atualiza-lo.