domingo, 31 de janeiro de 2010

1° Egito 2° Gana 3° Nigéria

A Seleção do Egito conseguiu o tricampeonato e o sétimo título ao todo na Copa Africana de Nações jogando no 4-4-2.


Com uma equipe de atletas que em sua maioria atua no próprio país(9 titulares), com uma base mantida já a seis anos, a equipe se mostra a mais organizada taticamente dentro do continente sendo totais merecedores destas conquistas.

O Egito do técnico Hassan Shehata defende de forma coesa com os atletas sabendo onde se colocar em campo, mesmo tendo uma linha defensiva composta por atletas medianos, com Ahmed sendo o lateral que avança, enquanto Mowad segura mais, principalmente pelo lado esquerdo defensivo ser o mais fraco, pois na linha de quatro na frente da defesa, Hassan por ter bastante liberdade na criação acaba nem sempre conseguindo fazer corretamente o lado na volta, ocorrendo que Mowad e principalmente Fathi fiquem exclusivamente para fazer a sua cobertura.

Na parte ofensiva o lado direito é bem composto pelo trio Ahmed, Ghaly e Hosni, enquanto no esquerdo, Hassan(eleito o melhor jogador da competição), o atleta de maior qualidade no selecionado faz as jogadas, tendo total liberdade para cair pelo meio, sendo o homem que a bola precisa sempre passar no seu pé para a equipe andar. Na frente Zidan é o ponto de refêrencia para os passes longos, e bom tecnicamente sempre dá trabalho aos adversários, já Moteab não demonstrou muito na competição, porem o seu reserva Gedo se mostrou um bom atleta, entrando e marcando gol em todos os jogos, inclusive o do título 1x0 contra Gana. Entretanto o fundamental para os resultados favoráveis, o fator de um padrão tático muito bom, uma tranqüilidade e paciência com a posse de bola, sem pressa, trocando muitos passes aguardando o melhor momento para avançar, o que nas seleções Africanas pouco se vê.
 _________________________________________________________________________________


A Seleção de Gana, vice-campeã da Copa Africana de Nações atua no 4-2-3-1.


Gana se mostrou uma equipe coerente no campo de jogo, mesmo sem Essien, Muntari e alguns outros desfalques chegou a segunda colocação por possuir um padrão tático bastante positivo e alguns bons valores campeões sub-20 no ano passado.

Defensivamente se posta bem com as duas linhas de quatro, principalmente por ter atletas bastante voluntariosos, como Ayew e principalmente Opoku que não é um atleta de grande técnica, mais ataque e defende sempre com a mesma determinação. Na lateral Sarpei é muito bom jogador tendo liberdade para avançar, até muitas vezes entrando em diagonal e fazendo jogadas, enquanto Inkoom permanece mais fixo, já os volantes são bastante contidos, quando avançam, fazem em revezamento.
No ataque, o técnico Milovan Rajevac consegue dar um bom padrão nas transições defesa-ataque, evitando o que outros times fizeram na competição que é buscar a ligação direta, o que acontece principalmente por Gyan fazer muito bem o pivô sendo um dos atletas de boa qualidade da equipe, porem a equipe consegue sair com a bola dominada, sendo Asamoah o principal para buscar a bola e fazer a equipe girar quando necessário. Com um bom posicionamento, e atletas bastante dedicados foi merecida a colocação na competição.
_________________________________________________________________________________

A Seleção Nigeriana do Técnico Shuaibu Amodu conquistou o terceiro posto na competição atuando no 4-3-3.
  

Diferente de anos anteriores onde se tinha atletas de qualidade, principalmente quando eram guiados por Okocha, hoje a situação é um pouco complicada, com Martins,Yakubu e Mikel sendo os melhores atletas.

A equipe possui uma defesa que não passa muita confiabilidade, pode-se notar durante a competição zagueiros centrais inseguros em muitas situações nos jogos, e laterais claramente sem muitos atributos tático-técnicos. Os três do meio campo são bons marcadores e são auxiliados pelos dois pontas que voltam pegando o volante ou o lateral adversário. Com a saída de Mikel para buscar armar o jogo, Kaita e Yussuf(fica mais para cobrir Mikel) alternam a subida.
No ataque a equipe oscila bons e maus momentos, principalmente devido a linha de defesa e meio ficar muito distante do ataque, com a bola chegando principalmente nos pontas em ligações diretas, acabam por não ter auxilio devido para jogar facilitando a marcação do adversário. Importante notar a falta de um goleador na equipe, tendo que Martins atuar na posição à frente, sendo ineficiente por não conseguir segurar a bola quando necessário. Porem nos momentos de compactação da equipe, com triangulações entre laterais, pontas e meias, a equipe cresce nos jogos, e assim conseguiu o terceiro lugar na competição.

Um comentário:

Rafael Barreto disse...

Não acompanhei a Copa Africana, mais achei muito interessante algúem que possa mostrar como joga equipes que estão mais distantes do olhar do público. Parabéns!