segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Costa do Marfim; Angola; Mali

No clima da Copa Africana de Nações, faremos algumas pequenas análises de alguns times no decorrer da competição. Hoje temos Costa do Marfim, Angola e Mali.

A Seleção da Costa do Marfim do técnico Vahid Halihodzic, que enfrentaremos na Copa do Mundo, está atuando no 4-3-3.



A equipe possui jogadores de qualidade, de grandes equipes européias, como Yaya Toure, Drogba, Kalou (reserva na estréia), A.Taoré, Eboue, e alguns outros, porem empatou sem gols com Burkina Faso no ínicio da competição.

A defesa parece consistente, entretanto algumas falhas de cobertura dos laterais, principalmente na subida de Eboue acontecem; Esse fato deve ser o motivo para qual o avanço dos laterais no campo pouco aconteçam.

A transição e compactação da equipe têm algumas falhas, a bola sempre passa no pé de Yaya Toure no início das jogadas, e quase sempre acabam com lançamento para os atacantes, que sem a chegada dos laterais, e pouca efetividade de Zokora e Tiotê no meio, acabam tendo de resolver sozinho, tornando o time dependente da individualidade dos seus jogadores mais experientes. Uma fator positivo são os atacantes nas laterais, ou pontas, têm como qualidade grande movimentação, possuem liberdade total para buscar o jogo, entrar em diagonal o que dificulta bastante a marcação adversária, claro que não podemos esquecer do extraordinário Drogba, podendo fazer a diferença a qualquer momento.
_________________________________________________________________________________

A Angola do técnico Manuel José que vencia por 4x0 aos 35´ 2° tempo e sofreu o empate na estréia contra Mali, atua no 3-5-2.




A equipe Angolana mostrou dois bons atletas, Flávio e Gomes são os jogadores que dão dinâmica para a Seleção, principalmente Flávio aparecendo em todo o campo de jogo, buscando sempre armar e aparecer com qualidade a frente.

Na defesa os três zagueiros jogam na maioria das vezes em linha e têm a ajuda de Xara que fica a frente da defesa, e buscam sempre tocar a bola para iniciar o ataque, entretanto, devido a falta de jogadores mais criativos e de qualidade no meio, a transição meio-ataque quase não acontece, com muitos passes na zona defensiva acabando em ligação direta ou para Flávio ou Manucho na frente.

Nas alas Gilberto busca mais o jogo, faz jogadas em diagonal, enquanto Mabiná é rápido e avança bastante sempre buscando a profundidade na lateral do campo, com a ajuda de Djalma(ou Dedé que entrou jogando, porem se contundiu) é o lado onde mais Angola mantem a bola e leva perigo ao adversário.
_________________________________________________________________________________

O técnico Stephen Keshi coloca a Seleção de Mali em campo no 4-3-3.



Individualmente a seleção possui bons atletas, como Kanoute, Bagayoko, Keita e Sissoko(machucado não atuou no 1°jogo, deve ser titular).
Na defesa possui alguns problemas em bolas alçadas, sendo o miolo de zaga um pouco inseguro com laterais que tem liberdade para avançar(alternadamente), e podem ser considerados medianos tático-tecnicos. Interessante que com ajuda dos jogadores de frente, a equipe busca fazer pressão alta muitas vezes, na tentativa de roubar a bola no campo de ataque, porem, na maioria das tentativas o meio de campo e a defesa acabam não compactando, e os espaços para o adversário aparecem.

Na frente, os atacantes se movimentam bastante com Kanoute sendo sempre referencia para fazer o pivô, pois a equipe joga bastante de forma direta, defesa-ataque, tornando-se fundamental para a equipe uma boa atuação dos homens de frente.
Acredito que com a empolgação da reviravolta no placar contra Angola, a entrada de Sissoko, e Keita inteiros, Mali deve melhorar no decorrer da competição.

3 comentários:

Helio disse...

Excelente p/ quem gosta de futebol e gosta de saber sobre os times, blog muitoo bom!
muito legal as analises!

lhen disse...

Costa do Marfim se continua assim perde até pra coreia!

Rubens H. disse...

Parabéns, Blog Massa!