segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ARSENAL 2009/2010

Acredito que a equipe do Arsenal de Arsene Wenger, ao lado do Barcelona, é a equipe mais bonita de se ver atuando. Com bastante versatilidade no sistema tático, o 4-2-3-1 vêm sendo o mais usado, entretanto o 4-3-3 e o 4-4-2 com as linhas de quatro variavelmente aparecem no decorrer dos jogos.

Importante colocar que na figura acima é apenas uma das escalações que Wenger coloca em campo, devido a lesões da equipe, e principalmente por ter um elenco de atletas tático-técnico bastante semelhantes principalmente no meio de campo, a rotação de atletas é grande, Clichy, Remsey, Denílson, Rosicky, Walcott, Bendtner estão sempre atuando, sem esquecer Van Persie que ainda não sabe se volta nesta temporada. A equipe possui atletas consistentes na defesa, Gallas o principal deles com experiência e comando, bons laterais, com Eboue podendo fazer os dois lados, o meio eu considero excelente, tendo atletas com características de um verdadeiro futebol moderno, do saber defender e atacar com qualidade, comandados pelo extraordinário Fabregas, e o ataque é onde considero que com a perda de Adebayor ainda falte alguém, principalmente com a contusão de Van Persie.

Na parte defensiva Wenger conseguiu mais segurança com Vermalen ao lado de Gallas, sem perder o seu jeito de jogar, conseguiu fazer com que a transição ataque-defesa seja imediata, com jogadores versáteis, ao perder a bola a zona é logo pressionada trazendo um desconforto enorme para o adversário. Nos embates de alto nível, com as equipes saindo dessa pressão imediata, a compactação atrás com duas linha de quatro e até cinco no meio marcando melhorou bastante essa temporada.

Como Inter e Barcelona já vistos no blog, a parte ofensiva da equipe se liga diretamente à defesa, as transições são imediatas entre as ações, o que coloca uma aplicação tática fundamental para um futebol bom e de resultados nos dias atuais. Com os atletas sabendo onde se colocar, quando ainda se defende, o contra ataque do Arsenal é um dos melhores, se não o melhor, e tendo atletas de inteligência fora do comum como Arshavin e Fabregas o poderio ofensivo é fortíssimo, porem, ainda resta um fator primordial do trabalho do treinador, já podendo ser observado no vídeo abaixo.

O trabalho de Arsene Wenger pode-se dizer que é diferenciado, passa ao seu atleta a confiança necessária para ele se desenvolver e desempenhar da melhor maneira sua função. E como o faz? Na simplicidade de acreditar que tudo que fazemos na vida têm de ser feito com prazer!
Essa é a diferença na qual eu acredito e levo sempre comigo por onde eu passar e estiver, e faz, na cultura do jogar bonito, da troca constante de passes com efetividade, abrindo espaços na defesa adversária, que podemos apreciar quando o Arsenal desde grande técnico entra em campo.

´´Eu acredito que a meta de qualquer coisa na vida deve ser a de fazê-lo tão bem que ela se torna uma arte. Quando lemos alguns livros que são fantásticos, o escritor toca-nos em alguma coisa que sabemos que sozinhos não teríamos experimentado. Faz-nos descobrir algo interessante na nossa vida. Se cada um viver como um animal, qual é o sentido da vida? O que torna a vida diária interessante é que tentamos transformá-la em algo que está próximo à arte. E o futebol é assim.´´ - Arsene Wenger

Por isso reafirmo o como é interessante e prazeroso ver o Arsenal jogar, e você quem considera o futebol mais bonito de se ver hoje em dia?

5 comentários:

Unknown disse...

testando testando

Ed disse...

Bela análise, gosto bastante de como o Arsenal joga tb!

Robert-022 disse...

Acredito que o Arsenal têm um bom time mesmo, porem vou de Chelsea pra se campeão Inglês!

BUNECO disse...

seguinte meu caro.. diaby teve muito contundido... e o song joga pela direita... eboue nao jogou nem 3 jogos na LE e sim clichy ateh se machucar e depois traoré

bjaooo e eu gosto de cornetar mesmo

Lucas Villela disse...

Eboue vêm jogando todos os ultimos jogos...
song, diaby, rampsey... alternam entre os lados do campo, um diferencial dessa equipe, que faz os jogadores poderem atuarem, principalmente no meio campo com bastante versatilidade.

Abraço Buneco!