quarta-feira, 1 de julho de 2009

SELEÇÃO BRASILEIRA - 2009

A Seleção de Dunga joga já no famoso 4-2-3-1, sistema bastante usado na Europa, como podemos ver aqui mesmo pelo blog, e agora, já aqui em equipes brasileiras, como Santos e Corinthians.


1 – J.César / 2 – Maicon / 3 – Juan / 4 –Lucio / 6– A.Santos / 8– G.Silva / 5 – F.Melo / 7 – Ramires / 10– Kaká / 11 – Robinho / 9 – L.Fabiano / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores) *(Juan e Lucio estão trocados no posicionamento).

A equipe construída por Dunga, que ganha meu elogio, ao manter essa formação desde seu primeiro amistoso no comando, fazendo com que os jogadores já saibam como jogar, facilitando muito a falta dos treinamentos devido ao pouco tempo juntos e outra pelo próprio treinador ao deixar de fazer, mais não entraremos nesse demérito, por ser uma discussão que requisitaria outro post só para ela.
Como estão acostumados a atuar dessa maneira, a Seleção consegue atuar compacta na maioria das vezes, e já sabendo usar de armas já estabelecidas pela própria equipe. Uma dessas armas, obtendo grande êxito principalmente nos jogos deste ano, é o contra-ataque, tendo pelo menos os 3 atletas mais à frente com talento e rapidez para em uma arrancada ou em passes rápidos chegar ao gol adversário com facilidade, alem de um L.Fabiano em grande fase, sendo assim, a equipe que tentar nos atacar não pode cometer nenhum erro.
Importante também colocar a diferença entre Elano, atuante quase sempre na era Dunga e Ramires chegando agora, mais já titular. O primeiro consegue marcar melhor preenchendo o espaço do lado direito do campo, alem de ser um excelente passador; Ramires igualmente têm boa qualidade no passe, mais trás uma dinâmica maior para o ataque por ser mais rápido.

A minha preocupação na parte ofensiva é em relação a equipes que se fecham atrás, como em sua maioria quando enfrenta o Brasil, pois em grande parte destes jogos a equipe teve muita dificuldades para conseguir fazer a transição meio e ataque com efetividade, exemplo recente, semi-final contra a África do Sul, na qual só conseguimos um gol de falta ao 42 do 2° tempo.
Os motivos pelo qual vejo essa dificuldade passa fundamentalmente pela nossa dupla de volantes, tanto tática como individualmente; Ambos não fazem ultrapassagens, não aparecem como elementos surpresas, no máximo, Felipe Melo aparece tentando dar chutes na maioria das vezes inapropriados ao gol. Penso eu que Dunga se manda ambos permanecerem atrás, seria para poder liberar os dois laterais, porem normalmente eles se alternam nos dando uma outra idéia do que se passa na cabeça do treinador(falarei adiante na parte defensiva). Em relação ao atletas individualmente, acredito numa época em que volantes devem saber defender e jogar, como Xavi, Pirlo, Lampard, Gerrard, Anderson( para falar um Brasileiro), entre alguns outros, sendo assim Felipe Melo eu vejo com atuações razoáveis, e não apostaria nele como titular, já G. Silva erra muitos passes, e não é mais o mesmo marcador de anos anteriores.


Defensivamente vimos diante de Egito e USA falhas até de situações básicas dentro de uma equipe de futebol. Acredito que temos zagueiros de confiança, um goleiro em fase extraordinária, um lateral que melhorou muito neste aspecto, o Maicon, e na minha opinião o diferencia do também muito bom lateral D.Alves, e na esquerda seja com Kleber ou A.Santos dificuldades são grandes neste aspecto. Voltando nos volantes, os protetores MESMO(não saem dali né) da defesa, e na outra possível idéia de Dunga para segurar os dois, é essa preocupação com a marcação nas costas dos laterais, principalmente na esquerda.
Taticamente o ponta da direita volta recompondo mais como na figura acima mostra, principalmente se o lateral esquerdo adversário não for de qualidade ou não subir muito ao ataque, ai este fecha praticamente como um 3° volante. Caso este lateral seja ofensivo, ele faz a marcação da subida; Já na esquerda, Robinho teria de fazer o mesmo, porem como as equipes adversárias da seleção dificilmente avançam seus laterais, quem diria os dois então, Robinho apenas faz o ´´ meia boca´´ entre uma possível saída do lateral e de um dos volantes. Já Kaká ou faz a de um dos pontas dependendo da situação, ou fecha a saída de um dos volantes ou zagueiro.

Com erros e acertos, Dunga foi campeão da Copa América, Campeão da Copa das Confederações, está praticamente na Copa, e goleou equipes como Itália, Argentina e Portugal; isso tudo ao meu ver por ter feito o principal para um Técnico da Seleção Brasileira, ganhar o grupo de jogadores mostrando a vontade de vencer sempre, e com o grupo na mão, determinados a vencer, difícil segurar uma Seleção Brasileira. Concordam que seremos favoritos ao título Mundial !? eu colocaria entre as três grandes forças(Espanha e Inglaterra outras duas no momento), falta um ano, muito a rolar ainda...


7 comentários:

RODRIGO VIC disse...

Grande Post!!

Gu09 disse...

Parabéns, Muito Bom!!!
Sempre procuro coisas assim na internet sobre tática, difícil encontrar.

Continue com esse trabalho!

LUI Z disse...

é verdade, n havia pensado nessas coisas! G Silva realmente é dificil de aturar!

abraço

LUI - Z.

Lá disse...

Massa o Blog!! porque você não coloca equipes brasileiras tb !?

Rodrigo-Horta disse...

Sò falta time Brasileiro mesmo!!
continue com as atualizações!

flwww

Helio disse...

N gosto do Dunga, mais ele tá ganhando, nos resta torcer! Parabens pelo blog

JL disse...

Dale Seleçãoooooooo