sexta-feira, 3 de julho de 2009

CORINTHIANS - 2009

O Corinthians Campeão da Copa do Brasil, do excelente técnico Mano Menezes, joga como dito anteriormente no post da Seleção Brasileira no 4-2-3-1.

1 – Felipe / 5 – Alessandro / 3 – Chicão / 4 – William / 2 – A.Santos / 6 – Christian / 7 – Elias / 8 – J.Henrique / 10 – Douglas / 11 – Dentinho / 9 – Ronaldo / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores).

Mano Menezes arquitetou essa equipe não agora, mais desde o início do seu trabalho a mais de um ano, e essa é a diferença; Cada jogador entra e sai do esquema e sabe perfeitamente como deve se comportar dentro das diversas situações de jogo, joga de maneira conjunta tanto na defesa como no ataque, sabe ocupar os espaços, trabalhar a bola quando necessário e também contra-atacar quando lhe é dada à oportunidade. Ofensivamente possui dois laterais de qualidade, André Santos é o que tem maior liberdade para ir ao campo adversário, muito bom tecnicamente e possuidor de boa velocidade sendo um dos grande pontos positivos da equipe, Alessandro com isso sabe o momento certo de partir ao ataque, e o faz quando necessário com bom aproveitamento.

Os dois volantes fazem a transição defesa e ataque muito bem(Principalmente Elias), sabem conduzir e passar, conseguem imprimir ritmo necessário subindo ao ataque, chegam na área algumas vezes para surpreender a defesa oposta, e principalmente buscam jogar ao lado do lateral, meia e ponta. Esse jogar junto faz a diferença na equipe, as triangulações pelos lados sempre existem, os pontas(J.Henrique e Dentinho) têm liberdade tanto para ir ao fundo como entrar em diagonal, além do meia(Douglas) que faz a bola correr fazendo a transição meio e ataque, e claro, de ter Ronaldo, um extraordinário atleta como referência à frente, sabendo o momento de buscar o jogo, de ficar para segurar os zagueiros, sendo primordial para a equipe, vide os segundos gols dos jogos finais contra o Internacional, no primeiro jogo ele fez um belo gol, no segundo, na passagem de André Santos, com apenas um simples toque o deixou na cara do gol.


Na parte defensiva, começo usando a estatística dos dois zagueiros(Chicão e William), que com a dupla em campo o ultimo jogo perdido pelo Corinthians foi na final da Copa do Brasil para o Sport em 2008, preciso fala mais da qualidade de ambos? Nas laterais Alessandro se mantém mais para a subida de A.Santos e algumas vezes fecha no meio virando até zagueiro quando J. Henrique volta marcando o lateral, este com função tática fundamental na equipe pegando o lateral adversário e muito das vezes vindo até a bandeirinha de escanteio da sua defesa com ele, Dentinho na outra ponta fica um pouc mais liberado em relação a isso, mais pega um dos volantes ou o próprio lateral na subida se for necessário. O importante é que jogando compacta a equipe deixa muito pouco espaço pro adversário, podendo ainda ter com os dois pontas fechando, duas linhas de 4 na defesa, dificultando ao extremo para o adversário, alem de Douglas que fecha um pouco pelo meio, ou troca com um dos pontas como o sistema exige nas necessidades.
Vejo um pequeno problema no lado esquerdo da defesa, no apoio do A.Santos e até por não ser um exime marcador, algumas jogadas acontecem nas suas costas, mesmo com Christian sempre preparado para fazer a cobertura destas subidas; Este com Elias, protegem a defesa e a subida dos laterais de forma muito eficaz.


Pelas triangulações, o jogar compacto, com união e vontade, comandados por um técnico se não o melhor, um dos três melhores do país que essa equipe voltou para a primeira divisão, venceu o paulista e agora levantou a taça da Copa do Brasil! E a libertadores? Se Mano continuar acredito em um excelente campanha.... e vocês !?

*Post em homenagem ao amigos Bruno Laudari, Felipe Campanha, Glauber Caldas, Pedro Hofig, Glauber Olione, Maurício Calcada, Simão Rana, Andre e Gustavo Arruda entre outros companheiros Corinthianos felizes da vida!!!

5 comentários:

Richard disse...

SOU FÃNN DO MANO! ELE É O CARA!!!

RODRIGO VIC disse...

Análise muito boa! Parabéns novamente!

Helio disse...

bastante legal sem blog, vc perceb e muitas coisas nas equipes, leal mesmo!!

abraço!

Anônimo disse...

MANO È O MELHOR DO BRASIL!!

Wellington disse...

Parabéns pela iniciativa do blog!!!