domingo, 20 de setembro de 2009

INTER DE MILÃO 2009/2010

A Inter de Milão de José Mourinho, campeã Italiana merece bastante atenção, primeiro pelo elenco interessante e segundo pelo treinador diferenciado que possui. Mourinho estabelece o jogo da Inter no 4-3-1-2.


O elenco é recheado de muito bons valores, com vários jogadores experientes em todos os setores do campo, tendo o melhor goleiro do mundo, na defesa à aquisição de Lucio para essa temporada foi fundamental para jogar junto dos consistentes Samuel e Córdoba, nas laterais Maicon dispensa comentários, e Chivu não compromete. No meio campo Motta chegou para auxiliar os bons Stankovic, Cambiasso(machucado) e Zanetti, alem de Muntari e Vieri podendo ser opção no banco; Fazendo a meia, Sneijder caiu como uma luva, dependente de Stankovic para essa função na temporada passada, Sneijder consegue dar maior dinâmica na equipe, melhorando bastante a transição ofensiva. No ataque Milito sabe botar a bola nas redes, e Eto é sempre excelente.

A squadra da Inter atua defensivamente buscando a segurança sempre, Chivu raramente sobe ao ataque, virando terceiro zagueiro para que Maicon possa ter total liberdade para avançar, lógico que a segurança vêm por uma equipe que têm seus atletas todos sabedores do melhor posicionamento para cada situação de jogo, e sobretudo jogando compacta a todo o momento com todos no campo de jogo buscando a marcação. A Inter consegue dessa forma, uma rápida transição entre defesa e ataque, pois ao retomar a bola a equipe já está pronta para sair em ofensiva.

Continuaria agora com a parte ofensiva, mais a equipe é tão coesa, que a defesa e ataque estão sempre unidos, sendo que com a bola, a paciência, as trocas inúmeras de passes por todo o campo de jogo, sendo na minha opinião a equipe junto do Barcelona que melhor sabe cuidar da posse na espera do momento adequado para realmente atacar. Fundamental observar novamente a compactação da equipe com a bola, tendo muitas vezes sete a oito atletas próximos a área, trocando passes criando um desconforto enorme para o adversário. Mourinho é claro é responsável direto por toda essa compreensão tática da equipe, e dele temos de salientar alguns pontos, e os vídeos abaixo(ainda na época do Chelsea) mostram o quão ótimo é este treinador.

José Mourinho é um dos grandes treinadores no mundo com uma diferente metodologia de treinamento, que particularmente sou fãn, mesmo tendo de aprender muito sobre ela, funcionando na busca do máximo saber do jogo para preparar o seu modelo de equipe no treino. Muito mais fácil deixar as palavras com o próprio:
´´ O mais importante em uma equipe é ter um determinado modelo de jogo, um conjunto de princípios de jogo, conhecê-los bem, independente de ser utilizado este ou aquele jogador. Nós analisamos o adversário, procuramos prever como se pode comportar contra nós e procuramos posicionar-nos algumas zonas importantes do campo em função dos seus pontos fortes e fracos. Mas isto são detalhes posicionais. Não mechem com os nossos princípios, nem sequer com nosso sistema. Acreditamos que o mais importante somos nós, a forma como jogamos e automatizamos nosso modelo. ´´ - José Mourinho


Acredito, que com a genialidade do técnico, um elenco muito bom, a Inter briga pelo título Italiano com a Juventus, e coloco junto de Real Madrid e Barcelona na briga pela Liga dos campeões. E você o que acha que vai acontecer com a equipe essa temporada?!?

domingo, 6 de setembro de 2009

BARCELONA 2009/2010

O F.C Barcelona do técnico Josep Guardiola não merece só uma simples análise, a equipe que levantou cinco troféus esse ano, conquistando a tríplice coroa da temporada 08/09, deve ser mais estudada e melhor apreciada para os reais amantes de um bom futebol. O 4-3-3 é o sistema usado por essa grande equipe.


Individualmente o poder tático e técnico de cada atleta é excelente, a defesa é comandada pelo experiente e símbolo da equipe Puyol, que muitas das vezes compensa qualquer falta de talento com muita raça, ao seu lado, Piqué sem dúvida vem se mostrando um dos grandes defensores do mundo, sempre seguro e consciente no posicionamento. Nas laterais dois atletas de ótimo nível, Abidal defende muito bem, enquanto D.Alves também auxilia nesse quesito, porem é ofensivamente que se torna imprescindível dentro da equipe. Valdés na minha opinião é o único que destoa deste time, um bom goleiro, mais não a nível de Barcelona ao meu ver. No meio campo, Touré é muito bom tanto para marcar como para passar, já Xavi e Iniesta dispensam comentários com suas movimentações e na qualidade como passadores, sendo os três do meio, atletas de muita adaptabilidade tática-técnica, enquanto o ataque é constituído por três extraordinários jogadores, que sabem os caminhos dentro do campo de jogo sem a bola, e fazem de tudo com a bola, e claro, não podemos esquecer do elenco todo de qualidade, com Maxwel, Chygrinysky, Marques, Keita e Borjan, somados as revelações que sempre surgem no clube.

Defensivamente Guardiola conseguiu estruturar muito bem a equipe com a consciência de que a marcação se inicia ainda no ataque, com excelente trabalho feito por ele de compactação, tendo os atletas todos(iniciando pelos atacantes) pressionando ao mesmo tempo o adversário, sabendo o momento ideal, de como se posicionar dependendo da zona do campo a ser ocupada. Como função dos atletas, Touré é fundamental ao proteger a defesa, e faz principalmente a cobertura de D.Alves, que avança muito ao campo de ataque enquanto Abidal segura mais na defesa. Os atacantes pelas pontas voltam com os laterais ou combatem um dos volantes, com Iniesta e Xavi fechando o meio impedindo a progressão do adversário.

Na parte ofensiva, como podemos apreciar no vídeo a seguir, podemos enaltecer ainda mais a equipe de Guardiola, com a compactação, a movimentação intensiva, os triângulos nas linhas de passe, fazendo a bola sempre correr, com Iniesta e Xavi comandando a equipe, buscando a bola, indo para próximo da área, caindo nas laterais, tornando difícil às tentativas de serem contidos, alem de D. Alves que se torna um jogador importante na transição ofensiva. Na frente os três atacantes saem da área, fazem pivô, mudam de zona no campo, e principalmente Messi se torna muitas vezes um meia de armação buscando essa bola no meio, dinamizando muito as seqüências da jogada da equipe.

Fator de maior importância ao meu ver, acrescido dos títulos que mostram a eficiência desse modo de jogar, é poder ver uma equipe que joga de forma ´´leve´´, jogando muito simples como poucos fazem hoje em dia. É muito bom ver o Barcelona atuando, por saber independente do adversário que o modo de jogar não vai ter alterações, a equipe continuara tocando e saindo, tocando e saindo... jogadores movimentando, e a bola correndo de pé em pé... tudo no seu tempo certo, com paciência, esperando o adversário se perder tentando correr atrás da bola. Méritos totais a metodologia usada por Guardiola nos treinamentos, montando essa equipe sensacional, e ele, no vídeo a seguir que antecede a prorrogação da vitória do Barcelona contra o Schaktar, demonstra exatamente as suas idéias, sem segredos de como uma equipe verdadeiramente deve jogar futebol.

Eu acredito em mais uma temporada vitoriosa do Barcelona, tendo na Espanha um grande confronto contra o Real Madrid, e você acredita na tríplice coroa novamente pro Barcelona ?!?