sexta-feira, 3 de julho de 2009

CORINTHIANS - 2009

O Corinthians Campeão da Copa do Brasil, do excelente técnico Mano Menezes, joga como dito anteriormente no post da Seleção Brasileira no 4-2-3-1.

1 – Felipe / 5 – Alessandro / 3 – Chicão / 4 – William / 2 – A.Santos / 6 – Christian / 7 – Elias / 8 – J.Henrique / 10 – Douglas / 11 – Dentinho / 9 – Ronaldo / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores).

Mano Menezes arquitetou essa equipe não agora, mais desde o início do seu trabalho a mais de um ano, e essa é a diferença; Cada jogador entra e sai do esquema e sabe perfeitamente como deve se comportar dentro das diversas situações de jogo, joga de maneira conjunta tanto na defesa como no ataque, sabe ocupar os espaços, trabalhar a bola quando necessário e também contra-atacar quando lhe é dada à oportunidade. Ofensivamente possui dois laterais de qualidade, André Santos é o que tem maior liberdade para ir ao campo adversário, muito bom tecnicamente e possuidor de boa velocidade sendo um dos grande pontos positivos da equipe, Alessandro com isso sabe o momento certo de partir ao ataque, e o faz quando necessário com bom aproveitamento.

Os dois volantes fazem a transição defesa e ataque muito bem(Principalmente Elias), sabem conduzir e passar, conseguem imprimir ritmo necessário subindo ao ataque, chegam na área algumas vezes para surpreender a defesa oposta, e principalmente buscam jogar ao lado do lateral, meia e ponta. Esse jogar junto faz a diferença na equipe, as triangulações pelos lados sempre existem, os pontas(J.Henrique e Dentinho) têm liberdade tanto para ir ao fundo como entrar em diagonal, além do meia(Douglas) que faz a bola correr fazendo a transição meio e ataque, e claro, de ter Ronaldo, um extraordinário atleta como referência à frente, sabendo o momento de buscar o jogo, de ficar para segurar os zagueiros, sendo primordial para a equipe, vide os segundos gols dos jogos finais contra o Internacional, no primeiro jogo ele fez um belo gol, no segundo, na passagem de André Santos, com apenas um simples toque o deixou na cara do gol.


Na parte defensiva, começo usando a estatística dos dois zagueiros(Chicão e William), que com a dupla em campo o ultimo jogo perdido pelo Corinthians foi na final da Copa do Brasil para o Sport em 2008, preciso fala mais da qualidade de ambos? Nas laterais Alessandro se mantém mais para a subida de A.Santos e algumas vezes fecha no meio virando até zagueiro quando J. Henrique volta marcando o lateral, este com função tática fundamental na equipe pegando o lateral adversário e muito das vezes vindo até a bandeirinha de escanteio da sua defesa com ele, Dentinho na outra ponta fica um pouc mais liberado em relação a isso, mais pega um dos volantes ou o próprio lateral na subida se for necessário. O importante é que jogando compacta a equipe deixa muito pouco espaço pro adversário, podendo ainda ter com os dois pontas fechando, duas linhas de 4 na defesa, dificultando ao extremo para o adversário, alem de Douglas que fecha um pouco pelo meio, ou troca com um dos pontas como o sistema exige nas necessidades.
Vejo um pequeno problema no lado esquerdo da defesa, no apoio do A.Santos e até por não ser um exime marcador, algumas jogadas acontecem nas suas costas, mesmo com Christian sempre preparado para fazer a cobertura destas subidas; Este com Elias, protegem a defesa e a subida dos laterais de forma muito eficaz.


Pelas triangulações, o jogar compacto, com união e vontade, comandados por um técnico se não o melhor, um dos três melhores do país que essa equipe voltou para a primeira divisão, venceu o paulista e agora levantou a taça da Copa do Brasil! E a libertadores? Se Mano continuar acredito em um excelente campanha.... e vocês !?

*Post em homenagem ao amigos Bruno Laudari, Felipe Campanha, Glauber Caldas, Pedro Hofig, Glauber Olione, Maurício Calcada, Simão Rana, Andre e Gustavo Arruda entre outros companheiros Corinthianos felizes da vida!!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

SELEÇÃO BRASILEIRA - 2009

A Seleção de Dunga joga já no famoso 4-2-3-1, sistema bastante usado na Europa, como podemos ver aqui mesmo pelo blog, e agora, já aqui em equipes brasileiras, como Santos e Corinthians.


1 – J.César / 2 – Maicon / 3 – Juan / 4 –Lucio / 6– A.Santos / 8– G.Silva / 5 – F.Melo / 7 – Ramires / 10– Kaká / 11 – Robinho / 9 – L.Fabiano / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores) *(Juan e Lucio estão trocados no posicionamento).

A equipe construída por Dunga, que ganha meu elogio, ao manter essa formação desde seu primeiro amistoso no comando, fazendo com que os jogadores já saibam como jogar, facilitando muito a falta dos treinamentos devido ao pouco tempo juntos e outra pelo próprio treinador ao deixar de fazer, mais não entraremos nesse demérito, por ser uma discussão que requisitaria outro post só para ela.
Como estão acostumados a atuar dessa maneira, a Seleção consegue atuar compacta na maioria das vezes, e já sabendo usar de armas já estabelecidas pela própria equipe. Uma dessas armas, obtendo grande êxito principalmente nos jogos deste ano, é o contra-ataque, tendo pelo menos os 3 atletas mais à frente com talento e rapidez para em uma arrancada ou em passes rápidos chegar ao gol adversário com facilidade, alem de um L.Fabiano em grande fase, sendo assim, a equipe que tentar nos atacar não pode cometer nenhum erro.
Importante também colocar a diferença entre Elano, atuante quase sempre na era Dunga e Ramires chegando agora, mais já titular. O primeiro consegue marcar melhor preenchendo o espaço do lado direito do campo, alem de ser um excelente passador; Ramires igualmente têm boa qualidade no passe, mais trás uma dinâmica maior para o ataque por ser mais rápido.

A minha preocupação na parte ofensiva é em relação a equipes que se fecham atrás, como em sua maioria quando enfrenta o Brasil, pois em grande parte destes jogos a equipe teve muita dificuldades para conseguir fazer a transição meio e ataque com efetividade, exemplo recente, semi-final contra a África do Sul, na qual só conseguimos um gol de falta ao 42 do 2° tempo.
Os motivos pelo qual vejo essa dificuldade passa fundamentalmente pela nossa dupla de volantes, tanto tática como individualmente; Ambos não fazem ultrapassagens, não aparecem como elementos surpresas, no máximo, Felipe Melo aparece tentando dar chutes na maioria das vezes inapropriados ao gol. Penso eu que Dunga se manda ambos permanecerem atrás, seria para poder liberar os dois laterais, porem normalmente eles se alternam nos dando uma outra idéia do que se passa na cabeça do treinador(falarei adiante na parte defensiva). Em relação ao atletas individualmente, acredito numa época em que volantes devem saber defender e jogar, como Xavi, Pirlo, Lampard, Gerrard, Anderson( para falar um Brasileiro), entre alguns outros, sendo assim Felipe Melo eu vejo com atuações razoáveis, e não apostaria nele como titular, já G. Silva erra muitos passes, e não é mais o mesmo marcador de anos anteriores.


Defensivamente vimos diante de Egito e USA falhas até de situações básicas dentro de uma equipe de futebol. Acredito que temos zagueiros de confiança, um goleiro em fase extraordinária, um lateral que melhorou muito neste aspecto, o Maicon, e na minha opinião o diferencia do também muito bom lateral D.Alves, e na esquerda seja com Kleber ou A.Santos dificuldades são grandes neste aspecto. Voltando nos volantes, os protetores MESMO(não saem dali né) da defesa, e na outra possível idéia de Dunga para segurar os dois, é essa preocupação com a marcação nas costas dos laterais, principalmente na esquerda.
Taticamente o ponta da direita volta recompondo mais como na figura acima mostra, principalmente se o lateral esquerdo adversário não for de qualidade ou não subir muito ao ataque, ai este fecha praticamente como um 3° volante. Caso este lateral seja ofensivo, ele faz a marcação da subida; Já na esquerda, Robinho teria de fazer o mesmo, porem como as equipes adversárias da seleção dificilmente avançam seus laterais, quem diria os dois então, Robinho apenas faz o ´´ meia boca´´ entre uma possível saída do lateral e de um dos volantes. Já Kaká ou faz a de um dos pontas dependendo da situação, ou fecha a saída de um dos volantes ou zagueiro.

Com erros e acertos, Dunga foi campeão da Copa América, Campeão da Copa das Confederações, está praticamente na Copa, e goleou equipes como Itália, Argentina e Portugal; isso tudo ao meu ver por ter feito o principal para um Técnico da Seleção Brasileira, ganhar o grupo de jogadores mostrando a vontade de vencer sempre, e com o grupo na mão, determinados a vencer, difícil segurar uma Seleção Brasileira. Concordam que seremos favoritos ao título Mundial !? eu colocaria entre as três grandes forças(Espanha e Inglaterra outras duas no momento), falta um ano, muito a rolar ainda...