terça-feira, 15 de abril de 2008

Manchester United 07/08

O Manchester United de Alex Fergunson tem como virtude uma grande variação no seu modelo de jogo, tendo como suas duas principais o 4-4-2 e o 4-3-3.

1 – Van der Sar / 2 –Brown / 5 – Ferdinand / 6 –Vidic / 3 – Evra / 4 – Carrick / 8 – Scholes/ 11 –Giggs / 7 – C.Ronaldo / 10 – Rooney / 9 – Teves (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)


O 4-4-2 é o modo mais usado pelo excelente treinador na Liga Inglesa, deixando para a Liga dos Campeões, o 4-3-3, porem, não necessariamente desta forma, vai do seu entender do adversário a ser enfrentado.
Dentro do 4-4-2, o Manchester é relativamente parecido com o Liverpool, dois volantes mais fixos, com dois alas abertos dentro de uma linha de 4, e fica nisso, pois os jogadores e a mentalidade dos técnicos acabam dando uma bela diferença entre ambas as equipes, o Liverpool é mais pragmático, já o Manchester é mais coeso e sem medo de ser ofensivo. O jogador a qual trás essa maior diferença, é C.Ronaldo, no atual momento para muitos (também assino embaixo), o melhor do mundo; Tendo total liberdade para cair por qualquer parte do campo, pode fazer o meio campo sair da linha de 4, se tornado um losango com ele no meio armando, como pode ir para a esquerda, com Rooney indo pra direita, virando assim um 4-5-1. Essa enorme variação é o grande trunfo da equipe na temporada, pois na segurança de bons defensores, volantes com bom passe, Giggs com enorme qualidade, Rooney e Teves, exímios na frente, formam essa grande equipe, nem precisando falar a enorme dor de cabeça causada nos oponentes.


1 – Van der Sar / 2 –Brown / 5 – Ferdinand / 6 –Vidic / 3 – Evra / 4 – Carrick / 8 – Andersson/ 9 –Scholes 11 –Giggs / 7 – C.Ronaldo / 10 – Rooney / (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

A parte ofensiva do 4-3-3 é ainda maior, com as mesmas versatilidades do 4-4-2, só que com C.Ronaldo podendo se preocupar quase que exclusivamente em atacar, principalmente quando Giggs se torna o homem do ataque pela esquerda, aliás, o falso homem, pois a sua função continua praticamente as mesmas quando atua no meio campo. Já quando Nani entra, ou Rooney cai para um dos lados, Fergunson designa a maior ofensividade dependendo da fragilidade do adversário.
Neste esquema, Evra continua sendo o lateral do apoio, auxiliando até com maior consistência o ataque do que no esquema anterior, já os pontas são primordiais para buscar o jogo, somando-se aos volantes, muitas vezes Anderson e Scholes, fazendo a armação das jogadas tanto pelos flancos, como no meio, abrindo o leque de opções, confundindo principalmente os volantes adversários.

Defensivamente, individualmente Carrick, Ferdinand e Vidic se destacam, em ambos os esquemas a marcação é feita com as duas linhas de 4 postadas, e um dos atacantes auxiliando o combate, muitas vezes até vindo com um volante. Por incrível que pareça, C.Ronaldo se torna importante também na parte defensiva, no 4-3-3 ele é o do combate ao lateral ou volante, e principalmente no 4-4-2 sendo um dos homens que fecham a linha de 4.
Dentro do balanço defensivo, na reposição quando um dos alas perde a posse, e não existe a recomposição da linha de 4, os 3(2volantes e um ala) retornam rapidamente atrás da linha da bola, sem maiores problemas, pois com o Zagueiro/Lateral, normalmente pela direita, acaba que pelo menos um jogador podendo fazer a sobra. Logo, podemos ver o grande trabalho feito por parte da defensiva, com normalmente dois jogadores podendo sobrar, facilitando muito a recuperação, e a saída de bola com consistência e rapidez.


O Manchester United está a um passo de revalidar o titulo Inglês, com amplos méritos, devido sua consistência como equipe durante toda temporada, fez o papel esperado como um dos favoritos no inicio do certame, e agora já praticamente pode comemorar. E como não se bastasse o titulo Nacional, já é semifinalista na Liga dos Campeões, e acredito, como disse que o Liverpool deve passar pelo Chelsea, o Manchester deve superar o Barcelona, fazendo uma final Inglesa extraordinária.
O que falar do Treinador de mais de vinte anos no cargo, inúmeros títulos neste período, criou e molda de forma precisa às gerações no clube, sem duvida nenhuma, um dos grande treinadores no mundo, e merecedor da bela equipe a qual constituiu, e fez como a mais alegre de se ver dentre as equipes Inglesas.
Você concorda na final Inglesa na Liga dos Campeões!? E no futebol alegre do Manchester?




quarta-feira, 9 de abril de 2008

Liverpool 07/08

O Liverpool, do técnico Rafa Benitez, têm como principal forma de atuar o 4-4-2, com as famosas duas linhas de quatro.

1 – Reina / 2 –Finnam / 4 – Hyypia / 6 –Agger / 3 – F.Aurélio / 5 – Mascherano / 7 – X.Alonso / 8 –Gerrard / 10 – Babel/ 11 – Kuyt/ 9 – F.Torres (numeração fictícia apenas para descrever os jogadores)

Em sua parte Ofensiva, os ´´alas´´ da linha de 4 do meio campo são de fundamental importância para conduzir as jogadas, especialmente Gerrard, um dos 5 melhores jogadores do mundo na minha opinião, normalmente do lado direito deste meio campo, porem, por tamanha versatilidade, aparece em todos os lugares possíveis,o que o torna um extraordinário jogador.
Durante a temporada, na ala esquerda, como outra peça fundamental da engrenagem ofensiva, Babel foi o mais utilizado, sempre ao lado dos laterais esquerdos, Fabio Aurélio ou Riise (revezamento natural), com jogadas de linha de fundo, buscando aproveitar principalmente quando P.Crouch está em campo, Já Finnan, e Carragher(improvisado) fazem a lateral direita, muito mais contidos do que os laterais esquerdos.
Se colocarmos o Liverpool como uma maquina em funcionamento, com as engrenagens nas alas, os dois volantes, normalmente X.Alonso e Mascherano, são os maquinários, que trazem estabilidade ao meio campo da equipe, cobrindo qualquer erro cometido por alguma engrenagem.


Uma variação bastante apresentada é a passagem para o 4-4-1-1, normalmente com o Kuyt sendo o homem de chegada, se tornando segundo atacante ao lado do Torres, mais sem maiores mudança na padronização ofensiva, com os alas tendo liberdade para subir tanto pelo lado, como pelo centro do campo (Gerrard principalmente), com um atacante mais fixo na área e outro se movimentando. Outra possível formação é um 4-5-1, com um meia a frente dos 4 de meio campo fazendo a ligação.
E para minha surpresa, no jogo perante o Arsenal pelas Quartas de Finais da Liga dos Campeos, Kuyt foi o homem da ala esquerda, enquanto Torres e Crounch fizeram o ataque, funcionou, a classificação veio, mais acredito que para as Semifinais, volte a atuar como descrito acima.


Em sua parte defensiva, acredito que podemos considerar como a grande virtude das equipes montadas por Rafa Benitez, desde o Valencia campeão Espanhol e da Liga dos Campeões, como o próprio Liverpool também vencedor. A equipe possuiu uma rapidez muito grande ao perder a bola e voltar ao posicionamento defensivo, se moldando conforme a equipe adversária joga, as linhas de 4 neutralizam os jogadores de criação, principalmente por possuírem extraordinários marcadores, como Mascherano,X.Alonso e Gerrard, alem de uma zaga respeitável, com Hyppia,Skyrtel( jogou contra o Arsenal), Carragher e Agger.


A Equipe do Liverpool, iniciou a temporada como uma forte candidata a vencer o Campeonato Inglês, tudo com a grande contratação de F.Torres, que vem fazendo uma belíssima temporada, porem, muitos percalços ocorreram, e no atual momento é o quarto colocado 14pts atrás do Líder Manchester, já sem nenhuma chance de conseguir o titulo. Entretanto, já é Semi-Finalista da Liga dos Campeões, e em minha opinião favoritíssima a bater o Chelsea e chegar a final mais uma vez. Você concorda!? Chega na final!? Perde? Consegue o Título!?